?> Tecni Jogos: Jogos e Empreendedorismo

domingo, 16 de novembro de 2008

Jogos e Empreendedorismo



Hoje fui a uma palestra cujo nome era "Jogos Digitais" feita por um professor da Fatec.
Ele mencionou de forma descontraida como os jogos podem ser usados de forma útil em nossas vidas.

Nossa vida como um jogo

Nosso principal objetivo como trabalhadores é ganhar dinheiro, porém sem Criatividade nós não progredimos, e ele citou no caso na área da informática mas eu vou tentar traduzir a palestra para um modo mais humano.

O Design

O que é um produto, ou uma idéia sem um design ? Os jogos fazem sucesso por isso, as pessoas gostam do jogo antes mesmo de tocar nele, de jogar, pois tem um design, uma apresentação bonita, o produto, a idéa ou até mesmo a pessoa tendo um bom design ja é meio caminho andado, nos jogos a capa é o principal, porém também existem os vídeos que promovem o mesmo.

Experiência do Usuário

Se a sua idéia é criar algo para uma empresa, ou vender a sua idéa, ela tem que abranger todo os públicos, vejam nos jogos por exemplo, todo jogo tem uma interface fácil, sempre é só apertar um botão e sair jogando, não precisa de prática nem experiência, você ou sua idéia que quer vender tem q ter isto, sem falar da usabilidade, a maioria dos jogos atrai novos usuários pois sempre pode apresentar uma maneira de jogo fácil, assim como os mais experientes por também apresentar desafios, você tem que criar algo agradável para quem não conhece, e que prenda os olhares e raciocínios de quem ja é bom no assunto.

A História

Um jogo consegue prender o jogador pela sua história na maioria das vezes, você tem que saber ser direto ao mesmo tempo que atinga cada pessoa de maneira diferente, você pode ir num banco e simplismente pedir um empréstimo altíssimo que será negado, ou ir no banco e dier que porque seu pai morreu de uma doença, você ja penhorou sua casa, fez muitas coisas para descobrir a cura da doença que o matou e agora você só precisa deste empréstimo para a ultima pesquisa, certamente este segundo exemplo dará mais certo.

Praticidade

Tudo que é pratico vende mais fácil, grandes jogos não precisam ser super divulgados ou serem super complicados, um jogo onde você simplismente só anda e pula pode muito bem satisfazer um número bem maior de pessoas do que um jogo que voce pula, anda, escala, faz isso, monta aquilo e tem que fazer mil e uma coisas que no fim você acaba se perguntando, "mas não era mais facil só andar e pular?", ser prático direto e com um enrredo e fundamentalmente um bom design é a base dos grandes jogos, eles sabem o que as pessoas procuram e fazem isto, muitas vezes gastando pouco, procure você usar isto em seu favor, use daquilo que as pessoas ou empresas querem, e mostre que você consegue todos esses aspectos, e tenha muito sucesso!

Claro que eu somente citei somente tópicos da palestra que durou acho que duas horas, melhor palestra sobre jogos que eu ja fui.


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